TgAA Parte 1: Implicações no Manejo Reprodutivo

21/05/2021Blog

TgAA Parte 1 Implicações no Manejo Reprodutivo de cães

Uma endocrinopatia muito comum em cães é o Hipotireoidismo. Esta doença é caracterizada pelos baixos níveis séricos de TT4 e do TT3. Embora possa haver várias razões mediando a baixa produção das frações tireoidianas, na grande maioria dos casos isso acontece porque o tecido tireoidiano é destruído.

Dentro deste contexto, em cerca de metade dos casos a destruição da tireóide resulta de tireoidite linfocítica (ou autoimune). Nesta condição o corpo acaba desenvolvendo ANTICORPOS para diferentes componentes da própria tireoide, entre eles a tireoglobulina.

Assim, a presença de autoanticorpos de tireoglobulina (TgAA) no soro do paciente é um forte indicativo de que a tireóide está sendo atacada e lentamente destruída.

Contudo pode levar vários anos até que o tecido tireoidiano do paciente fique tão danificado ao ponto de que as concentrações de TT4 e TT3 caiam e os primeiros sintomas do hipotireoidismo comecem a se manifestar.

Isso explica por que é mais comum que esta doença seja diagnosticada em cães mais velhos. Além disso, a manifestação da tireoidite linfocítica não só parece possuir um forte caráter genético como é mais comum em certas raças (vejam na tabela abaixo). Isso significa que ela poderia ser evitada ou minimizada através do manejo reprodutivo.

Raças com predisposição para formação de autoanticorpos tireoideanos

Setter Inglês

Cocker

Pit Bull

Rhodesian

Maltês

Golden Retriever

Dálmata

Labrador Retriever

Old English Sheep Dog

Schnauzer Gigante

Boxer

American Staffrdshire Terrier

Beagle

Pastor de Shetland

Pointer

Pug

E é aí que encontramos um impasse: se a manifestação clínica da doença só ocorre tardiamente, como podemos detectar sua ocorrência nos reprodutores jovens e evitar a transmissão da condição para seus filhotes?

Mais uma vez as dosagens hormonais podem ser uma ferramenta importante para nos auxiliar em processos de diagnóstico precoce.

O TgAA pode ser detectado em cães subclínicos muito antes do aparecimento dos sinais clínicos de hipotireoidismo. A presença deles é uma indicação de que o cão pode se tornar hipotireoidiano devido ao tireoidismo linfocítico.

Embora nem sempre seja esse o resultado, a dosagem do TgAA pode ser usada como triagem durante o manejo reprodutivo para diminuir a prevalência de hipotireoidismo, especialmente em raças de alto risco.

Gostou? Não deixe de ler a parte 2 do TgAA 😉

Texto elaborado por:

 

Gabriela Siqueira Martins

Dra. Gabriela Siqueira Martins

Veterinária, Corpo Editorial e Gestão de Projetos da empresa Pesquisas Hormonais e do Movimento Hormone Lovers

Dra. Priscila Viau Furtado

Veterinária, CEO fundadora da empresa Pesquisas Hormonais e do Movimento Hormone Lovers

Veja também:

Vitamina D

Vitamina D

Estamos de volta e, como o prometido, nosso primeiro post do ano será sobre um pró-hormônio extremamente importante: a Vitamina D!Juntamente com o paratormônio e a calcitonina, a Vitamina D é essencial no processo de regulação do cálcio plasmático dos animais de...

ler mais
O uso do AMH na conservação de animais selvagens

O uso do AMH na conservação de animais selvagens

Na semana passada falamos um pouco sobre o Hormônio Anti-Mülleriano e suas possíveis aplicações no diagnóstico de patologias e no acompanhamento reprodutivo de animais domésticos. Hoje pretendemos mostrar uma nova faceta deste hormônio incrível: a sua aplicação na...

ler mais
Conheça também

NOSSOS SERVIÇOS

Dosagens hormonais e demais parâmetros analíticos com suporte de especialistas

 

Planejamento completo para implantação de Laboratório de Dosagens em Silvestres

Assessoria para redação de artigo científico

 

Depoimentos

O que dizem sobre nós

Andresa Matsui

Médica Veterinária, MSc, Pesquisadora da Mérieux NutriSciences Brasil

"A parceria realizada com a empresa Pesquisas Hormonais foi muito satisfatória. O comprometimento da Priscila Viau com a qualidade, transparência e integridade na prestação do serviço foi imprescindível para os ótimos resultados obtidos em nossos projetos. A Pesquisas Hormonais é uma empresa que representa ética e respeito, comprometida com a segurança, confiabilidade e rastreabilidade das informações, desde a recepção das amostras até a entrega de resultados pontuais e confiáveis. Agradecemos à Pesquisas Hormonais pelo intercâmbio de conhecimento técnico advindo de nossa parceria."

Álan Gomes Pöppl

Médico Veterinário, Doutor em Ciências Veterinárias, Sócio-Fundador da ABEV - Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária, Professor do Departamento Medicina Animal da Faculdade de Veterinária da UFRGS e Coordenador do Serviço de Endocrinologia e Metabologia HCV-UFRGS e da Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais

"Contar com o apoio de um serviço como este no âmbito de determinações hormonais é um privilégio, tanto na conduta de casos clínicos, como em termos de pesquisas clínicas na área de endocrinologia. Tenho a felicidade de contar com a colaboração e apoio desta equipe em pesquisas hormonais há alguns anos e só tenho a agradecer toda confiança e parceira que permearam todos estes anos."

Profa. Dra. Sofia Borin Crivellenti

Endocrinologia Veterinária
Clínica Médica de Pequenos Animais
Universidade Federal de Uberlândia - FAMEV/UFU

"Com o velho clichê "confiança é tudo", agradeço todos os momentos em que já pude contar com essa equipe incrível nas minhas pesquisas envolvendo dosagens hormonais. Confiança tem muito a ver com se colocar no lugar do outro, entender o que ele está passando e compartilhar seus problemas e anseios. Com atitude certa, profissionalismo e uma boa dose de confiança, essa equipe sempre me auxiliou a alcançar meus ideais dentro da endocrinologia veterinária."

Jamile Haddad Neta

Médica Veterinária
Doutoranda em Ciência Animal/Bolsista CAPES
Universidade Estadual de Londrina

"Tive a oportunidade de conhecer os serviços prestados pela Pesquisas Hormonais na ocasião do meu experimento de doutorado em que trabalhei com reposição estrogênica em felinos. Precisava de alguém muito confiável para dosar o estrógeno das gatinhas e busquei me informar sobre laboratórios que poderiam me oferecer este tipo de serviço. Minha orientadora ligou para alguns pesquisadores  e todos indicaram a Dra. Priscila Viau, tecendo comentários muito positivos a seu respeito. Mandei um e-mail e pude compreender, logo no primeiro contato telefônico, o motivo dela ser uma referência na área. Apesar de não conhecê-la pessoalmente, foi como se eu estivesse em todo momento a seu lado. Sua postura extremamente profissional, qualificada, responsável e detalhista fez com que eu me sentisse plenamente confiante de que minhas amostras não poderiam estar em melhores mãos.  Pude perceber também a existência de uma fluidez na comunicação entre os membros da equipe, por ocasião do pagamento e do rápido envio dos resultados.   Enfim, minha experiência com a empresa pode ser resumida em duas palavras:  Parabéns e Obrigada!"

Julyenne Christynne

Médica Veterinária Clínica Comportamentalista
Pós graduanda em Medicina Felina

"A maior vantagem foi ter contato direto com a empresa, sendo atendida em todas as dúvidas e muito bem orientada de como enviar o material de forma correta e executar os procedimentos com o material a ser analisado sem nenhuma dúvida, devido à clareza da equipe. O atendimento foi excelente e atendeu todas minhas expectativas. Recebi os resultados dentro do esperado, de forma explicativa e em formatos editáveis, o que facilitou a introdução dele dentro da pesquisa. "

Entre em contato!

 

(11) 94577-1708

@pesquisashormonais

@pesquisashormonaisvet

Se preferir, envie uma mensagem diretamente pelo site, preenchendo o formulário abaixo:

    Empresas parceiras

    logo premier site
    logo vet formula
    logo hhub site
    logo biosys site
    logo revista clinica veterinaria site
    Logo EJAV
    logo revista nosso clínico