T4L por Diálise de Equilíbrio X T4L por Quimiluminescência: Como escolher?

02/06/2021Blog

T4L por Diálise de Equilíbrio X T4L por Quimiluminescência Como escolher

Para finalizar o nosso mês dedicado a TIREOIDE, hoje vamos abordar algumas das diferenças, vantagens e desvantagens da mensuração do T4 Livre por quimiluminescência (CLIA) e do T4 livre por diálise de equilíbrio (T4L DE) por radioimunoensaio (RIE).

 Historicamente, o método mais utilizado para medir T4L em cães é o da diálise de equilíbrio. Posteriormente, um segundo ensaio que também usava a metodologia do RIE foi validado, este ensaio usava uma outra técnica de separação, conhecido como “Two Step” (2 etapas) e ficou conhecido no mercado brasileiro como T4Livre Bifásico, quem lembra dele? Era uma excelente alternativa tanto pela qualidade dos resultados, quanto pelo custo. No entanto, o fabricante descontinuou esse produto do seu portfólio.

 Felizmente, nos últimos anos a empresa Siemens disponibilizou no mercado novas alternativas para a dosagem do T4Livre canino e o T4 L humano, ambos imunoensaios por quimioluminescencia (CLIA).

 Mas quais são as principais diferenças e aplicações dos dois testes atualmente disponíveis no mercado? Nós explicamos!

 O T4 Livre por diálise de equilíbrio é restrito a metodologia de RIE, pelo menos até a presente data, e continua sendo considerado o “padrão ouro” para a determinação de T4L em cães. E por quê?

 Vamos entender um pouco mais: A principal característica desta técnica é uma etapa de diálise que filtra primeiro os grandes anticorpos e proteínas de ligação de hormônio fornecendo assim uma medição de T4 que não é afetada por anticorpos (como o TgAA) ou por alterações na ligação da proteína T4.

 Assim, apesar de ser considerada uma técnica mais elaborada, demorada e custosa o T4 Livre por diálise de equilíbrio permite uma medição mais específica de do T4L, que além de não sofrer interferência de anticorpos também é menos afetada por certos medicamentos ou doenças não tireoidianas do que T4 total ou medidas padrão de T4 livre por outras metodologias, como o CLIA.

 A escolha deste teste é recomendada se: 1) T4AA foi documentado, 2) doença não tireoidiana está presente ou 3) o cão recebeu substâncias interferentes, como esteróides ou fenobarbital.

 O T4L (DE) também é útil nos casos em que o T4 total ou padrão é limítrofe baixo e o TSH é normal para auxiliar na diferenciação de cães eutireoidianos, mas doentes, daqueles 20-25% dos cães hipotireoidianos que poderiam ter um resultado de TSH normal.

 Em contrapartida, a dosagem de T4L por CLIA não requer segregação da fração livre de T4 e, portanto, é considerada uma técnica mais prática, rápida e barata. Este método foi validado com boa sensibilidade para a dosagem de T4 não apenas em cães, mas em outras espécies domésticas como gatos e equinos.

 Assim, o seu uso do T4L por CLIA na avaliação de rotina da função tireoideana, vai de acordo com a análise clínica e percepção do emprego pelo seu solicitante. Contudo vale lembrar que esta técnica pode sofrer interferência de anticorpos e proteínas.

 Você encontra na tabela abaixo, os valores de referência adotados tanto para T4L DE quanto T4L CLIA, bem como para as demais frações tireoidianas. Vale a pena conferir!

Valores de Referência para os Hormônios Tireoideanos

Hormônio:

Canino

Felino

T3 total (T3T) (ng/mL)

0,53 a 1,40

0,30 a 1,50

T3 livre (T3L) (ng/dL)

0,29 a 0,78

1,10 a 3,90

0,10 a 0,39

T4 total (T4T) (ng/dL)

1,25 a 4,00

T4 livre (T4L DE), diálise de equilíbrio (ng/dL)

0,82 a 3,65

0,76 a 3,94

T4 livre (T4L), CLIA (ng/dL)

0,60 a 2,00

1,00 a 3,00

Hormônio tireoestimulante (ng/mL)

0,10 a 0,60

0,05 a 0,50

Autoanticorpo anti-T3 (T3AA) (%)

0 a 10

– –

Autoanticorpo anti-T4 (T4AA) (%)

0 a 20

– –

Autoanticorpo antitireoglobulina (TgAA) (%)

0 a 35

– –

Esperamos que tenham curtido as postagens deste mês tanto quanto nós!

Texto elaborado por:

 

Gabriela Siqueira Martins

Dra. Gabriela Siqueira Martins

Veterinária, Corpo Editorial e Gestão de Projetos da empresa Pesquisas Hormonais e do Movimento Hormone Lovers

Dra. Priscila Viau Furtado

Veterinária, CEO fundadora da empresa Pesquisas Hormonais e do Movimento Hormone Lovers

Veja também:

Vitamina D

Vitamina D

Estamos de volta e, como o prometido, nosso primeiro post do ano será sobre um pró-hormônio extremamente importante: a Vitamina D!Juntamente com o paratormônio e a calcitonina, a Vitamina D é essencial no processo de regulação do cálcio plasmático dos animais de...

ler mais
O uso do AMH na conservação de animais selvagens

O uso do AMH na conservação de animais selvagens

Na semana passada falamos um pouco sobre o Hormônio Anti-Mülleriano e suas possíveis aplicações no diagnóstico de patologias e no acompanhamento reprodutivo de animais domésticos. Hoje pretendemos mostrar uma nova faceta deste hormônio incrível: a sua aplicação na...

ler mais
Conheça também

NOSSOS SERVIÇOS

Dosagens hormonais e demais parâmetros analíticos com suporte de especialistas

 

Planejamento completo para implantação de Laboratório de Dosagens em Silvestres

Assessoria para redação de artigo científico

 

Depoimentos

O que dizem sobre nós

Andresa Matsui

Médica Veterinária, MSc, Pesquisadora da Mérieux NutriSciences Brasil

"A parceria realizada com a empresa Pesquisas Hormonais foi muito satisfatória. O comprometimento da Priscila Viau com a qualidade, transparência e integridade na prestação do serviço foi imprescindível para os ótimos resultados obtidos em nossos projetos. A Pesquisas Hormonais é uma empresa que representa ética e respeito, comprometida com a segurança, confiabilidade e rastreabilidade das informações, desde a recepção das amostras até a entrega de resultados pontuais e confiáveis. Agradecemos à Pesquisas Hormonais pelo intercâmbio de conhecimento técnico advindo de nossa parceria."

Álan Gomes Pöppl

Médico Veterinário, Doutor em Ciências Veterinárias, Sócio-Fundador da ABEV - Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária, Professor do Departamento Medicina Animal da Faculdade de Veterinária da UFRGS e Coordenador do Serviço de Endocrinologia e Metabologia HCV-UFRGS e da Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais

"Contar com o apoio de um serviço como este no âmbito de determinações hormonais é um privilégio, tanto na conduta de casos clínicos, como em termos de pesquisas clínicas na área de endocrinologia. Tenho a felicidade de contar com a colaboração e apoio desta equipe em pesquisas hormonais há alguns anos e só tenho a agradecer toda confiança e parceira que permearam todos estes anos."

Profa. Dra. Sofia Borin Crivellenti

Endocrinologia Veterinária
Clínica Médica de Pequenos Animais
Universidade Federal de Uberlândia - FAMEV/UFU

"Com o velho clichê "confiança é tudo", agradeço todos os momentos em que já pude contar com essa equipe incrível nas minhas pesquisas envolvendo dosagens hormonais. Confiança tem muito a ver com se colocar no lugar do outro, entender o que ele está passando e compartilhar seus problemas e anseios. Com atitude certa, profissionalismo e uma boa dose de confiança, essa equipe sempre me auxiliou a alcançar meus ideais dentro da endocrinologia veterinária."

Jamile Haddad Neta

Médica Veterinária
Doutoranda em Ciência Animal/Bolsista CAPES
Universidade Estadual de Londrina

"Tive a oportunidade de conhecer os serviços prestados pela Pesquisas Hormonais na ocasião do meu experimento de doutorado em que trabalhei com reposição estrogênica em felinos. Precisava de alguém muito confiável para dosar o estrógeno das gatinhas e busquei me informar sobre laboratórios que poderiam me oferecer este tipo de serviço. Minha orientadora ligou para alguns pesquisadores  e todos indicaram a Dra. Priscila Viau, tecendo comentários muito positivos a seu respeito. Mandei um e-mail e pude compreender, logo no primeiro contato telefônico, o motivo dela ser uma referência na área. Apesar de não conhecê-la pessoalmente, foi como se eu estivesse em todo momento a seu lado. Sua postura extremamente profissional, qualificada, responsável e detalhista fez com que eu me sentisse plenamente confiante de que minhas amostras não poderiam estar em melhores mãos.  Pude perceber também a existência de uma fluidez na comunicação entre os membros da equipe, por ocasião do pagamento e do rápido envio dos resultados.   Enfim, minha experiência com a empresa pode ser resumida em duas palavras:  Parabéns e Obrigada!"

Julyenne Christynne

Médica Veterinária Clínica Comportamentalista
Pós graduanda em Medicina Felina

"A maior vantagem foi ter contato direto com a empresa, sendo atendida em todas as dúvidas e muito bem orientada de como enviar o material de forma correta e executar os procedimentos com o material a ser analisado sem nenhuma dúvida, devido à clareza da equipe. O atendimento foi excelente e atendeu todas minhas expectativas. Recebi os resultados dentro do esperado, de forma explicativa e em formatos editáveis, o que facilitou a introdução dele dentro da pesquisa. "

Entre em contato!

 

(11) 94577-1708

@pesquisashormonais

@pesquisashormonaisvet

Se preferir, envie uma mensagem diretamente pelo site, preenchendo o formulário abaixo:

    Empresas parceiras

    logo premier site
    logo vet formula
    logo hhub site
    logo biosys site
    logo revista clinica veterinaria site
    Logo EJAV
    logo revista nosso clínico