Os pelos revelam muito mais sobre o cortisol do que você pode imaginar

Vamos pensar fora da caixa? Este post é um convite para você endocrinologista vet saber que podemos desenvolver outras possibilidades para acessar o status de cortisol do seu paciente com forte suspeita de HAC e monitoramento.
Eu separei 02 trabalhos publicados em 2013 de grupos diferentes, um da Universidade de Medicina Veterinária de Viena/Áustria, esse grupo trabalha bastante com matrizes alternativas (pelos, fezes, saliva, urina..)e é bem conhecido pelos vets que monitoram os animais Silvestres; e o outro conduzido pelo Prof Federico Fracassi, da Universidade de Bologna/Itália, que esteve aqui no Brasil em 2017 no CIABEV.
Artigos
Artigo: Evaluation of hair cortisol in the diagnosis of hypercortisolism in dogs
Clique na imagem acima para ler o artigo na íntegra. Abaixo comentamos mais sobre este artigo.
Embora esses trabalhos não sejam recentes eu os selecionei porque o conceito de se trabalhar com matriz biológica alternativa para a o diagnóstico e o monitoramento desses pacientes com HAC ainda não é tão conhecido e aplicado na rotina da clínica médica.
Dentre outras possíveis matrizes, resolvi começar falando dos PELOS, porque na minha visão essa é uma matriz biológica muito promissora e pouco explorada no nosso dia a dia!!
Embora os trabalhos tenham uma mesma temática, foram conduzidos com pequenas diferenças entre si, o número de pacientes, grupos experimentais, hormônios mensurados e o método de dosagem diferiram entre si, embora a proposta central em si foi a mesma: o uso do pelo como uma possível matriz biológica para o diagnóstico de pacientes com Hiperadrenocorticismo.
Artigo 1 – Measurement of cortisol in dog hair – a noinvasive tool for the diagnosis of hypercortisolism
O objetivo deste trabalho foi testar a aplicação de um método não invasivo para monitorização a longo prazo da produção do cortisol em cães. Eles coletaram pelos de 12 cães com hiperadrenocorticismo (HAC) e de 10 cães saudáveis para grupo controle. Eles realizaram as mensurações hormonais das concentrações de cortisol, corticosterona e cortisona por enzimaimunoensaio (EIE). E realizaram a Cromatografia líquida de alto desempenho (HPLC) para testar a validade da dosagem de cortisol.

Como principais conclusões de importância clínica o trabalho indica que a determinação do cortisol no pelo oferece a vantagem de ser menos invasivo do que tirar sangue, urina, fezes ou saliva. E que a dosagem de cortisol no pelo pode representar uma valiosa ferramenta para o diagnóstico de HAC em cães.
Artigo 2 – Evaluation of hair cortisol in the diagnosis of hypercortisolism in dogs
O objetivo central deste trabalho foi mensurar as concetrações de cortisol no pelo de cachorros com Hiperadrenocorticismo espontâneo (HAC) e determinar se ele pode representar um teste de diagnóstico aplicável para essa síndrome. Para isso os autores trabalharam com 22 cachorros com HAC espontâneo antes do tratamento, 28 animais para o grupo controle e 40 cães com outras doenças. O método para determinação das concentrações de cortisol foi realizada por radioimunoensaio (RIE) e coletaram também amostras séricas. Os principal resultado obtido foram Grupo HAC – 4,53pg/mg (0,32 – 74,62); Grupo c/outras doenças – 1,49pg/mg (0,13 a 14,19) e o Grupo controle – 1,28pg/mg (0,34 – 5,38).

Como principais conclusões os autores descreveram que as concentrações de cortisol no pelo são mais elevadas em cães com outras doenças e dos cães normais. E que é uma técnica não invasiva que deveria ser melhor investigada como um possível procedimento laboratorial para o diagnóstico de HAC, mas que pelos resultados deste estudo só devem ser aplicadas em pacientes com fortes suspeitas de HAC, devido a grande sobreposição dos dados obtidos.
Então, fica aqui uma ideia para vocês que tem na veia uma alma de pesquisador(a) ir mais a fundo nessa possibilidade. Quem sabe pode virar um mestrado, doutorado ou uma linha de pesquisa?
Texto elaborado por:

Dra. Priscila Viau Furtado
Veterinária, CEO fundadora da empresa Pesquisas Hormonais e do Movimento Hormone Lovers
Veja também:
A diabetes dos nossos pets é igual a dos seres humanos?
As causas e o diagnóstico de diabetes em seres humanos são bem estabelecidos em qualquer parte do mundo, assim como a instituição do tratamento. E nossos cães e gatos? Podemos diagnosticar e tratá-los como pequenos seres humanos diabéticos?
T4L por Diálise de Equilíbrio X T4L por Quimiluminescência: Como escolher?
Vamos abordar algumas das diferenças, vantagens e desvantagens da mensuração do T4 Livre por quimiluminescência (CLIA) e do T4 livre por diálise de equilíbrio (T4L DE) por radioimunoensaio (RIE).
TgAA Parte 2: Aplicações clínicas e interferências analíticas
A dosagem do TgAA sérico por si só não nos diz nada a respeito da função da tireoide, mas sim indica a presença de processo inflamatório na glândula…
TgAA Parte 1: Implicações no Manejo Reprodutivo
Como podemos detectar o Hipotireoidismo nos reprodutores jovens e evitar a transmissão da condição para seus filhotes?
Dica de leitura: Vitamin D metabolism in dogs and cats and its relation to diseases not associated with bone metabolism
O artigo que destacamos esse mês, é uma extensa revisão sobre a relação da vitamina D em diversas patologias em cães e gatos. Revisões bibliográficas são importantes, pois fazem o levantamento dos artigos mais recentes publicados sobre o tema, e este em particular tem...
Vitamina D
Estamos de volta e, como o prometido, nosso primeiro post do ano será sobre um pró-hormônio extremamente importante: a Vitamina D!Juntamente com o paratormônio e a calcitonina, a Vitamina D é essencial no processo de regulação do cálcio plasmático dos animais de...
Passo a passo sem erro: Dosagens de amostra de ACTH Endógeno
O exame de ACTH endógeno é considerado uma prova altamente sensível e específica, que avalia com segurança a função hipofisária dentro do eixo hormonal. Obtido através da metodologia de quimiluminescência, este é um exame de eleição para diferenciação confiável do...
Gelo seco ou gelo reciclável? Estabilidade do ACTH endógeno durante o transporte
A dosagem do ACTH endógeno (ACTHe) em amostras de plasma é uma das principais ferramentas para o diagnóstico de diferenciação de doenças endócrinas como o hiperadrenocortisolismo e o hipoadrenocorticismo. Porém, existe uma restrição para o seu doseamento relacionado...
O uso do AMH na conservação de animais selvagens
Na semana passada falamos um pouco sobre o Hormônio Anti-Mülleriano e suas possíveis aplicações no diagnóstico de patologias e no acompanhamento reprodutivo de animais domésticos. Hoje pretendemos mostrar uma nova faceta deste hormônio incrível: a sua aplicação na...
Visão além do alcance: o papel do cortisol no bem estar de animais cativos
Como podemos saber se um animal está estressado e se esse status é crônico? Separei aqui um artigo publicado em 2019 por um grupo americano que nos ajuda a entender
A mensuração do cortisol nos pacientes críticos
Este post é um convite para mergulharmos numa discussão da mensuração do cortisol nos nossos pacientes críticos.
Qual programa de pós-graduação é o ideal para você?
Quer prestar mestrado ou doutorado e não faz ideia de como é o processo de decisão? O time Pesquisas Hormonais tem dicas essenciais para você!
Como escolhemos a revista ideal para seu artigo
Se você tem uma tese/dissertação/artigo que quer publicar, então provavelmente você já leu um artigo científico. Mas como escolher a melhor revista pro meu artigo?
Conheça também
NOSSOS SERVIÇOS
Depoimentos
O que dizem sobre nós

Entre em contato!
Se preferir, envie uma mensagem diretamente pelo site, preenchendo o formulário abaixo: